AGROMAFI REVESTIDA

AGROMAFI REVESTIDA

AGROMAFI - Alta Tecnologia no beneficiamento e tratamento de Sementes de Pastagem

As variedades de forrageiras existentes no Brasil (brachiarias e panicuns) ainda não foram “domesticadas” pelo homem, como a soja e milho, onde o trabalho de pesquisa, melhoramento e mapeamento genético dessas variedades, possibilitam controlar seu ciclo, precoce ou tardio, época de florescimento, tratos culturais e colheita. No caso das pastagens ainda não existe este controle por ainda serem consideradas “selvagens”, elas tende a lutar pela perpetuação de sua espécie, traduzindo essa rusticidade na prática, as sementes de pastagem não seguem um ciclo definido de fecundação, florescimento e maturação dos grãos, e em seu período reprodutivo as sementes vão ficando fisiologicamente maduras e ao longo dos meses caindo no solo gradativamente. 

Esta forma de maturação fisiológica existentes nas pastagens dificulta muito sua colheita, que para garantir o máximo possível de sementes fisiologicamente maduras são colhidas do “chão”, mas mesmo sendo colhidas do chão, as sementes quando ainda estão na planta, devido a algumas intempéries (ventos fortes, passagem de animais ou chuvas) acabam caindo da planta e não estão 100% maduras, essas sementes são consideradas sementes intermediárias (baixo vigor).

Para a realização do processo de revestimento as sementes são elevadas a 98% de pureza, eliminando assim as sementes intermediárias, ou mal formadas (baixo vigor), após este rigoroso processo, são escarificadas mecanicamente, a escarificação consiste em retirar o tegumento (película protetora das sementes), acelerando e uniformizando sua germinação a campo, as mesmas são recobertas com micro e macro nutrientes que proporcionará uma melhor qualidade no estabelecimento e enraizamento inicial das plântulas. Desta forma cada semente esta envolta por uma camada que é composta por micro e macro nutrientes, fornecendo assim diretamente os nutrientes necessários para dar um start inicial nas plântulas, com isso o número de plantas que atingirão a fase adulta é muito maior.

Sendo assim, o produtor adquirindo um produto com a credibilidade e qualidade da Semente revestida AGROMAFI terá a certeza de estar levando para sua propriedade, sementes puras de alto vigor e germinação, sem pragas, terra, palha ou qualquer outro material que não seja semente e adubo.

A Semente revestida AGROMAFI tem um valor cultural equivalente a 50% VC, mas sem nenhum tipo de material inerte que não  seja o adubo.

Tem uma pureza física 95% e uma viabilidade de 85%, mas como são sementes incrustadas, não se define seu valor cultural, e sim o número de sementes por grama, e através deste número, obtemos a recomendação de quilos por hectare para uma boa formação. Segue um exemplo, para Brachiaria Ruziziensis cv. ruziziensis.

Ex. Peso de mil sementes 12,5 gramas = 80 sementes por grama.

Recomendação:

Semensol Top

10 kg / hectare  /  10.000 gramas

10.000 gramas x 80 sementes = 800.000 sementes por hectare 

 1 hectare = 10.000 metros quadrados

800.000 sementes / 10.000 m2

80 sementes por metro quadrado 

Descontando a germinação

80 x 85% = 68 sementes viáveis por m2

Dados Embrapa :

“para o bom início da formação de uma pastagem é necessário que se obtenham, no mínimo, 20 plantinhas nascidas (e bem distribuídas) por metro quadrado no caso dos capins braquiarão (brizantão), decumbens e humidícola; enquanto que 40 plantinhas por metro quadrado são necessárias no caso dos capins setária, andropógon, colonião, tanzânia e mombaça.”

Fonte: CNPGC

Solicite Orçamento

Preencha os campos abaixo e solitice um orçamento